REVOLUÇÃO DOS ALIMENTOS 2022

NOVAS LEGISLAÇÕES

RDC nº 493/ INTEGRAIS – abril/22

No mínimo, 30% de ingredientes integrais

Quantidade de ingredientes integrais superior aos refinados

RDC 429/ LUPAS DE “ALTO TEOR” – outubro/22

Açúcar Adicionado
15g em 100g de produto

Gordura Saturada
6g em 100g de produto

Sódio
600mg em 100g de produto

RDC nº 493/ INTEGRAIS – abril/22

Exemplo de formulação que não se enquadrará na nova legislação de INTEGRAIS: Farinha de Trigo Enriquecida com Ferro e Ácido Fólico, Farinha de Trigo Integral, Gordura Vegetal (Palma), Açúcar, Açúcar Invertido, Condimento preparado à base de Sal Hipossódico, Fermentos Químicos Bicarbonato de Amônio (INS 503ii) e Bicarbonato de Sódio (INS 500ii), Emulsificante Ésteres de mono e diglicerídeos de ácidos graxos com diacetil tartárico (INS 472e), Acidulante Ácido Láctico (INS 270), Aromatizante.

INTEGRAIS E NATURAIS: Representam cerca de 70% do mercado de saudáveis.

RDC nº 429/2020 LUPAS DE ALTO TEOR

AÇÚCAR ADICIONADO

15g em 100g de produto

GORDURA SATURADA

6g em 100g de produto

SÓDIO

600mg em 100g de produto

Alertas que deverão aparecer na frente da embalagem:

Em vigor a partir de 08/10/2022

Todos os alimentos e bebidas

Histórico da América Latina

• Evolução dos critérios, visando mais saudabilidade, é prática comum lá fora
• Expectativa de redução de consumo de 10% a 30%, dependendo da categoria

DADOS DO MUNDO

O PROPÓSITO PRINCIPAL É MELHORAR A SAÚDE PÚBLICA

Mundo: 70% das pessoas estão mudando hábitos alimentares - prevenir doenças

Mais de 40 países já possuem algum sinalizador nas rotulagens

Nielsen aponta 74% da população está preocupada com sua saúde e de sua família

Objetivo: prevenção de doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras

CHILE

Após implementação dos sinalizadores forte redução do consumo:

42% sucos de frutas
20% bebidas lácteas
14% cereais matinais
24% bebidas

Reação dos consumidores no Chile :

ESCOLHEM ALIMENTOS COM MENOS SELOS

COMPRAM MENOS

NÃO CONSOMEM PRODUTOS
COM AVISOS

Consumo de bebidas açucaradas cai 23,7% no Chile

URUGUAI

58% Afirmam ter alterado sua decisão de compra, após verem os sinalizadores de alto teor

Não comprou o produto

Comprou um produto sem sinalizadores

Comprou um produto com menos sinalizadores

No Uruguai os efeitos da nova legislação de rotulagem frontal foram imediatos.

DECISÃO DE COMPRA ALTERADA APÓS ROTULAGEM FRONTAL:

52%
50%
25%
11%
11%
8%
3%
2%
1%
1%
Efectos inmediatos de la implementación del rotulado nutricional rontal en Uruguay

peru

37% deixaram de consumir produtos com sinalizadores. Todos os canais de comunicação tiveram de ser corrigidos. Ex. Site:

méxico

72% dos consumidores mudaram decisão de compra;
Cerca de 56% dos produtos tiveram de fazer alterações; 11% rejeitam totalmente produtos com selos.

PERFIL DO CONSUMIDOR

Em 2020, 84% dos brasileiros afirmam ter adquirido ao menos um hábito mais saudável em sua rotina

Com os Sinalizadores de Alto Teor, será que a percepção saudável dessas itens se mantém?

Quais são suas principais preocupações?

Minha saúde e de minha família

Aumento do preços dos produtos

Insegurança ao sair de casa

Ficar mais tempo de quarentena

Redução de renda do meu lar

Instabilidade política e econômica do país

O que aconteceu com sua renda durante a pandemia?

GATILHOS PARA ITENS SAUDÁVEIS

• Demanda pode crescer até 15 vezes
• Consumidor cada vez mais atento
• Ambiente mais justo e claro (rótulos)
• Saúde e Sustentabilidade como novos valores

TOTAL

Saudáveis

Saudáveis
“Core”

PRINCIPAIS ATRIBUTOS PARA DECISÃO DE COMPRAS

Opta por comprar produtos premium que tenha os seguintes atributos:

47%

Alto padrão de qualidade e segurança

46%

Funcionamento superior

41%

Oferece algo que nenhum outro produto do mercado tem

36%

Orgânico/ ingredientes
100% naturais

35%

Material sustentável

31%

Produto socialmente responsável

30 anos de mercado -> Florianópolis

2013-2017 - Fábrica mais moderna do Brasil

1ª Marca 100% integral e Livre de Lupas “Alto Teor”

Mais de 120 itens nas principais categorias

Presente em 7 países nas Américas

Uma das 5 maiores marcas do segmento

+10 mil pontos de vendas no Brasil

Alguns de nossos grandes parceiros de negócios

1º marca do Brasil 100% integral!

já estamos prontos para essa nova fase que irá

 revolucionar 

o mercado de alimentos, e você?

Certificação internacional

Sem grãos refinados